A primeira ‘mudança de regime’

Entenda como uma operação secreta moldou o história do Oriente Médio no novo episódio do podcast ‘De Cabeça para Baixo’, com Jamil Chade

Enquanto bombas caem sobre Teerã e Donald Trump sugere que a população iraniana “assuma o poder”, é o momento de lembrar de uma outra intervenção norte-americana no Irã: em 1953, a CIA, com apoio da inteligência britânica, articulou o golpe que derrubou o governo democraticamente eleito de Mohammad Mossadegh, primeiro-ministro que tentou nacionalizar a indústria petroleira do país. A intervenção contra Mossadegh, que consolidou o poder nas mãos do xá Reza Pahlevi, foi o modelo para todas as outras “mudanças de regime” perpetradas pelos EUA desde então. Saiba mais sobre essa história no novo episódio do podcast “De Cabeça para Baixo”, com apresentação de Jamil Chade.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.