Mundo
Irã alerta países europeus contra envolvimento na guerra
Na véspera, Alemanha, Reino Unido e França afirmaram que poderiam adotar ‘ações defensivas’ para neutralizar as capacidades de lançamento de mísseis da República Islâmica
O Irã advertiu nesta terça-feira 3 os países europeus contra um envolvimento em seu conflito com Israel e os Estados Unidos, depois que Alemanha, Reino Unido e França afirmaram que poderiam adotar “ações defensivas” para neutralizar as capacidades de lançamento de mísseis da República Islâmica.
“Seria um ato de guerra. Qualquer ato do tipo contra o Irã seria considerado cumplicidade com os agressores. Seria considerado um ato de guerra contra o Irã”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, ao ser questionado sobre a declaração dos três países europeus.
(em atualização)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



