Política
Lula critica Zema por não usar recursos do Novo PAC para obras de prevenção
A União disponibilizou 3,5 bilhões de reais para Minas Gerais por meio do programa, mas o governo mineiro não apresentou projetos voltados para a prevenção de desastres
O presidente Lula (PT) aproveitou um evento em Brasília, nesta sexta-feira, para alfinetar o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por não ter apresentado ao governo federal projetos voltados para a prevenção de desastres e urbanização no Novo PAC. As declarações ocorrem em meio a fortes chuvas que atingem municípios da Zona da Mata mineira e deixaram 64 mortos.
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, a União disponibilizou 3,5 bilhões de reais para Minas Gerais por meio do programa, principal vitrine do terceiro mandato do petista. No entanto, o governo estadual não apresentou a documentação necessária para acessar os recursos.
“Isso é resultado do descaso histórico que se tem com o povo pobre do País. Povo não tem como saber que uma área não oferece condições de moradia, que pode deslizar, que pode ter enchente. Mas o prefeito sabe”, disse Lula, durante seu discurso na abertura da Conferência Nacional das Cidades.
Levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que Minas só tem 12 projetos para contenção em encostas em andamento, financiados pelo governo federal com verbas relacionadas ao PAC 2012, há 13 anos. Além disso, não há iniciativas estaduais e o governo Zema não solicita recursos ao governo federal nesse sentido há pelo menos três anos.
“Nunca antes na História do Brasil governo teve tanta preocupação em colocar dinheiro para cuidar de urbanização, de saneamento básico, de encosta. No Brasil, pobres são invisíveis, as pessoas não querem enxergar”, disse Lula.
O presidente também afirmou não ter uma “dívida” com o povo, não com a Faria Lima, em referência à avenida em São Paulo que concentra as principais instituições financeiras do País. “Não devo isso [eleição] a nenhum banqueiro da Faria Lima, a nenhum grande empresário brasileiro e nem a um grande latifundiário. Eu devo isso a vocês”.
Ao finalizar, o petista confirmou que visitará, no sábado 28, as cidades mineiras de Juiz de Fora e Ubá, afetadas por chuvas intensas nos últimos dias. Na ocasião, o presidente ainda se reunirá com prefeitos de municípios atingidos em JF. Segundo o Corpo de Bombeiros, o total de vítimas nos dois municípios da Zona da Mata, epicentro da tragédia, chega a 68.
Desde o início das chuvas, o governo federal já disponibilizou 5,4 milhões de reais para Minas Gerais, com o objetivo de financiar ações emergenciais de resposta aos desastres.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os índices de aprovação do governo Lula em fevereiro, segundo a Paraná Pesquisas
Por CartaCapital
Paraná Pesquisas reforça cenário de polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro; veja os resultados
Por CartaCapital



