Política
Governo pretende antecipar benefícios nas cidades afetadas pelas fortes chuvas em Minas
As chuvas na região da Zona da Mata, sudeste de Minas Gerais, já causaram 28 mortes
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta terça-feira 24 que a Previdência Social negocia antecipar os benefícios previdenciários aos segurados que moram nas cidades mineiras atingidas por fortes chuvas. As declarações foram durante a reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS),
“Aguardamos os desdobramentos das declarações de calamidade pública por parte dos municípios para que consigamos estabelecer a antecipação do calendário seguinte”, declarou.
Segundo o ministro, a Previdência pretende antecipar todos os pagamentos de benefícios para o primeiro dia do calendário, além de oferecer antecipação de um vencimento para aqueles que desejarem e fizerem a opção. “Seria uma espécie de empréstimo”, disse. Se concluídos os trâmites necessários, os efeitos financeiros da antecipação devem ocorrer na folha de pagamentos de abril.
Wolney adiantou também que em breve o governo vai apresentar um plano com medidas para combater a fila do INSS: “Estamos participando de um esforço concentrado coordenado pela Casa Civil para o planejamento do combate à fila. Muito brevemente teremos decisão a respeito”.
As chuvas na região da Zona da Mata, sudeste de Minas Gerais, já causaram 22 mortes em Juiz de Fora e outras seis em Ubá. O número pode ser maior, já que há pessoas desaparecidas. Em Juiz de Fora, 40 pessoas não foram localizadas; ao menos 3 seguem desaparecidas em Ubá.
A prefeitura de Juiz de Fora declarou estado de calamidade pública. São mais de 3 mil desabrigados até a última atualização da gestão municipal. Até as 17h24, 35 vítimas tinha sido atendidas no sistema municipal.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



