Mundo
Trump assina decreto para impor tarifa global adicional de 10%
Medida foi anunciada pouco depois de a Suprema Corte dos Estados Unidos decidir que os encargos ‘recíprocos’ ordenados pelo republicano em 2025 eram ilegais
Donald Trump firmou nesta sexta-feira 20 uma ordem executiva para impor uma tarifa adicional global de 10%, uma medida anunciada pouco depois de a Suprema Corte dos Estados Unidos decidir que os encargos “recíprocos” ordenados pelo republicano em 2025 eram ilegais.
“É com grande honra que acabo de assinar, no Salão Oval, uma tarifa global de 10% sobre todos os países, que entrará em vigor quase imediatamente”, escreveu o presidente americano em sua plataforma Truth Social.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Decisão da Suprema Corte freia ímpeto protecionista de Trump, mas ofensiva tarifária deve continuar
Por Wendal Carmo
Trump anuncia nova tarifa geral de 10% após decisão da Suprema Corte
Por AFP



