CartaExpressa
União de Maricá vence Série Ouro e garante lugar na elite do carnaval carioca
A agremiação tem como presidente de honra o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), um de seus criadores em 2015
A escola de samba União de Maricá foi a vencedora da Série Ouro de 2026 e vai vai desfilar na elite do carnaval carioca em 2027.
A agremiação, da região dos Lagos, conquistou o primeiro lugar na disputa mesmo após perder 0,2 ponto no quesito evolução e enfrentar um grave acidente com o último carro alegórico durante o desfile. O carro da escola atropelou 3 pessoas que estavam na avenida. Ao final da apuração, a escola somou 269,4 pontos.
A escola desfilou com o samba-enredo “Berenguendéns e balangandãs”, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, que falou sobre as joias-amuletos que as mulheres negras usam.
A agremiação tem como presidente de honra o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), que também foi um dos criadores da escola de samba, em 2015, durante seu segundo mandato no cargo. Quaquá também ocupa a vice-presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Rio de Janeiro.
No Grupo Especial, a estreante escola Acadêmicos de Niteroi, que homenageou o presidente Lula (PT), foi rebaixada e volta à série Ouro no ano que vem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vitória da Viradouro com Mestre Ciça é a redenção do Carnaval do ‘sequestro’ da rua
Por Augusto Diniz
Turista de SC é preso por ofensas racistas em camarote no Carnaval de Salvador
Por CartaCapital



