Esporte
Presidente da Fifa se manifesta sobre novo episódio de racismo sofrido por Vini Jr.
Segundo denúncia do jogador, o caso aconteceu na terça-feira 17, durante uma partida entre Benfica e Real Madrid, pela Liga dos Campeões
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se pronunciou, nesta quarta-feira 18, sobre o mais recente episódio de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr. Em uma publicação feita nas redes sociais, Infantino disse estar ‘chocado e entristecido’ com o episódio e cobrou providências das autoridades.
“Eu fiquei chocado e entristecido ao ver o suposto incidente de racismo contra Vinicius Junior na partida da Liga dos Campeões da Europa entre SL Benfica e Real Madrid FC. Não existe absolutamente nenhum espaço para o racismo no nosso esporte e na sociedade. Nós precisamos que todas as partes interessadas relevantes tomem providências e responsabilizem os culpados“, escreveu.
“Parabenizo o árbitro François Letexier por acionar o protocolo antirracismo ao usar o gesto com o braço para interromper a partida e lidar com a situação”, completou o presidente da Fifa, que frisou o comprometimento da federação para proteger jogadores, árbitros e torcedores.
Segundo denúncia de Vini Jr, o caso aconteceu na terça-feira 17, durante uma partida entre Benfica e Real Madrid, pela Liga dos Campeões. O episódio ocorreu logo depois de o brasileiro marcar um gol e abrir o placar para o time espanhol no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa. O jogador argentino Gianluca Prestianni, do time português Benfica, foi acusado de atacar o brasileiro com injúrias raciais. Ele negou as acusações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez
Por Agência Brasil
Deputado do PT aciona o TSE para impedir distribuição de adesivos pró-Flávio por ex-ministro
Por Wendal Carmo


