Mundo

Incêndio atinge refinaria em Havana

O incidente acontece na refinaria de petróleo Ñico López

Incêndio atinge refinaria em Havana
Incêndio atinge refinaria em Havana
Um homem olha para a fumaça negra que sopra de um incêndio na refinaria de petróleo de Nico Lopes, em Havana, em 13 de fevereiro de 2026. Créditos: YAMIL LAGE / AFP
Apoie Siga-nos no

Um incêndio atingiu, na tarde desta sexta-feira 13, a refinaria de petróleo Ñico López, situada na Baía de Havana, constaram jornalistas da AFP.

Uma imensa coluna de fumaça preta, que emanava do local da refinaria, era visível do outro lado do canal da Baía de Havana, sem que fosse possível detalhar se o fogo tinha atingido os depósitos de petróleo do complexo industrial.

O incêndio, que perdeu intensidade rapidamente, segundo constatou a AFP, teve início muito perto do local onde estavam ancorados dois petroleiros. Até o momento, nenhum meio oficial se pronunciou sobre o ocorrido.

Na mesma baía atracaram na quinta-feira dois navios da Marinha do México que transportaram mais de 800 toneladas de ajuda humanitária para a ilha, mergulhada em uma profunda crise econômica agravada por pressões de Washington.

Cuba enfrenta uma grave crise energética após o fim do fornecimento de petróleo por parte da Venezuela, depois da queda de Nicolás Maduro e diante das ameaças de Washington de impor tarifas aos países que lhe vendam petróleo.

Para economizar energia, o governo comunista colocou em vigor na segunda-feira um plano de emergência que inclui, entre outras medidas, restrições à venda de combustíveis e uma jornada de trabalho de quatro dias (de segunda a quinta-feira).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo