CartaExpressa
Gilmar declara Justiça Militar incompetente e anula condenação de civil por crime no Exército
O réu perdeu em todas as instâncias da Justiça castrense e apelou ao STF contra a sentença por falsidade ideológica
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes reconheceu a incompetência da Justiça Militar no processo que levou à condenação de um civil por falsidade ideológica. O decano determinou o envio dos autos à Justiça Federal.
Wanderson Brandão apresentou uma declaração de idoneidade ao Exército na qual afirmava não ter antecedentes criminais, mas, posteriormente, a Força identificou que ele era alvo de uma ação penal em Atibaia (SP). O réu apelou em todas as instâncias da Justiça castrense e perdeu — a última tentativa ocorreu no Superior Tribunal Militar.
Gilmar concluiu na última terça-feira 10, porém, que a Justiça Militar não tem competência no caso porque o suposto crime não tem qualquer reflexo na ordem e na disciplina das Forças Armadas.
O ministro explicou que o STF já decidiu pela incompetência da Justiça castrense para processar e julgar o crime de falsidade ideológica praticado por civil, uma vez que ele não afeta o funcionamento e a respeitabilidade das instituições militares.
Brandão havia recebido uma pena de dois anos de reclusão em regime aberto, substituída por medidas restritivas de direitos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes abre prazo para alegações finais em ação contra Alexandre Ramagem no STF
Por Vinícius Nunes
STF fará sessão mais curta e ministros se reunirão em meio à tensão do Caso Master
Por Maiara Marinho
O STF diante do espelho
Por Marjorie Marona


