CartaExpressa
Justiça mantém multa de R$ 95 milhões à Enel de São Paulo
A penalidade foi aplicada devido ao descumprimento de indicadores de continuidade do fornecimento de energia elétrica
A Justiça Federal negou pedido feito pela Enel de São Paulo para anular ou reduzir o valor da multa de 95,4 milhões de reais aplicada em 2021 pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
A Enel disse que a decisão foi influenciada por “evento climático externo”, após a fiscalização feita pela Aneel. A multa foi aplicada devido ao descumprimento de indicadores de continuidade do fornecimento de energia elétrica.
Os indicadores são responsáveis por medir o quão eficiente a empresa é em manter a iluminação na cidade e o quanto os consumidores ficam sem energia ao longo do mês e do ano.
O juiz federal da 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, Renato Coelho Borelli, afirmou que o processo foi conduzido “em estrita observância aos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa”.
Além disso, ressaltou que todos os atos realizados pela Aneel “foram fundamentados em elementos técnicos e jurídicos constantes dos autos, sem qualquer indício de irregularidade ou arbitrariedade”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Fachin acelera elaboração do novo Código de Ética e quer texto pronto até março
Por Maiara Marinho
Ministro Marco Buzzi teria agarrado servidora por trás no STJ
Por Maiara Marinho


