CartaExpressa
TRE-MG rejeita ações e salva o mandato de Nikolas Ferreira
Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais rejeitou, nesta quarta-feira 11, duas ações que poderiam levar à cassação do mandato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Ambas as decisões foram unânimes.
As ações partiram da Federação Brasil da Esperança — PT, PCdoB e PV — e de Sara Azevedo, que disputou a eleição para o Senado pelo PSOL em 2022. Os partidos acusam o bolsonarista de uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político e econômico, enquanto a ex-candidata o aponta como integrante, promotor e articulador de uma rede de disseminação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral.
Cabe recurso contra a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.
O relator do caso no TRE-MG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, defendeu o sistema eleitoral e criticou as ilações de Nikolas, mas concluiu não haver provas suficientes para condenar o deputado.
Após o julgamento, Nikolas parabenizou o TRE-MG nas redes sociais por “pela tecnicidade e pela isenção”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O encontro entre Nikolas Ferreira e Bolsonaro na Papudinha
Por CartaCapital
Ato de Nikolas Ferreira em Brasília reúne 18 mil pessoas
Por CartaCapital
Raio atinge área onde bolsonaristas aguardavam a caminhada de Nikolas em Brasília
Por CartaCapital



