Política

MPF denuncia prefeito ‘tiktoker’ Rodrigo Manga por desvio de verba da saúde em Sorocaba

Órgão pede a decretação da perda do cargo do prefeito afastado e que ele seja impedido de se candidatar e ocupar cargos públicos por cinco anos

MPF denuncia prefeito ‘tiktoker’ Rodrigo Manga por desvio de verba da saúde em Sorocaba
MPF denuncia prefeito ‘tiktoker’ Rodrigo Manga por desvio de verba da saúde em Sorocaba
O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos). Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal denunciou o prefeito afastado de Sorocaba (SP) Rodrigo Manga (Republicanos), sua esposa, Sirlange Frate Maganhato, e outras 11 pessoas. Eles foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e frustração de competição em licitação.

Os denunciados pelo MPF são suspeitos de desviar verbas públicas destinadas à saúde na cidade. Em novembro do ano passado, Manga foi afastado do comando da Prefeitura após investigações da Polícia Federal indicarem supostas práticas ilegais envolvendo a contratação de uma organização social (OS) para terceirização de serviços na gestão de unidades de saúde.

A denúncia do MPF aponta que Manga era “peça-chave” nos crimes e pede a decretação da perda do cargo do prefeito afastado e que ele seja impedido de se candidatar e ocupar cargos públicos por cinco anos. O processo, que tramita sob segredo de Justiça, foi revelado inicialmente pelo G1 e confirmado por CartaCapital.

Além de Manga e a esposa, foram denunciados pelo MPF:

  • Josivaldo Batista de Souza – é cunhado de Rodrigo Manga;
  • Simone Frate de Souza – cunhada de Rodrigo Manga;
  • Marco Silva Mott – empresário e apontado como o operador financeiro do esquema;
  • Rafael Pinheiro do Carmo – amigo do prefeito afastado;
  • Cláudia Cenci Guimarães – esposa de Rafael Carmo;
  • Fausto Bossolo – ex-secretário de Administração;
  • Vinícius Rodrigues – ex-secretário de Saúde;
  • Paulo Korek – apontado como dono oculto da Aceni, empresa de gestão hospitalar que tinha contrato com a Prefeitura;
  • Anderson Luiz Santana – integrante da Aceni;
  • Sérgio Peralta – dono da Aceni, de acordo com os documentos;
  • Zoraide Batista Maganhato – mãe de Rodrigo Manga.

Quem é Rodrigo Manga

Rodrigo Manga ficou conhecido como ‘prefeito tiktoker’ depois de usar as redes sociais para publicar vídeos curtos, em tom debochado, divulgando suas ações no comando da cidade. Ele tem mais de 3,3 milhões de seguidores no Tik Tok, com 80 milhões de curtidas nas postagens. As publicações chamam atenção de pessoas que, muitas vezes, moram longe de Sorocaba, cidade de cerca de 720 mil habitantes, segundo o Censo 2022.

Em um dos vídeos, para anunciar investimentos em um programa de combate à violência contra a mulher, Manga aparece à frente de uma simulação de batida policial. Jovens negros com as mãos para o alto são revistados por agentes da Guarda Municipal enquanto o prefeito debocha: “olha que lindo, esses jovens erguendo as mãos e agradecendo pelas novas viaturas do Protege Mulher”. A postagem foi denunciada ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) por racismo.

Em outra publicação, com críticas a aspectos da reforma tributária, o prefeito usou uma máscara com o rosto de Donald Trump enquanto discursava em voz alta e gesticulava em frente ao edifício sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Em 2021, em meio à pandemia de Covid-19, a prefeitura, sob o comando de Manga, adotou um protocolo com o chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19, com a utilização de remédios sem a eficácia comprovada contra a doença.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo