CartaExpressa
Cármen se reúne com presidentes dos TREs para discutir código de conduta na eleição
O encontro será fechado ao público e à imprensa
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, se reunirá nesta terça-feira 10 com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais para discutir sugestões sobre a conduta dos juízes no período eleitoral. O encontro deve começar às 14h e será fechado ao público e à imprensa.
Na semana passada, em sessão solene de abertura dos trabalhos no TSE, a ministra anunciou a elaboração de um conjunto de recomendações, a ser debatido no encontro desta terça.
O plano inicial é que o documento afaste, por exemplo, manifestações dos juízes sobre a escolha de candidatos e trate como conflito de interesse a participação de magistrados em eventos privados com divulgação de participantes das eleições.
Cármen também é relatora do Código de Ética no Supremo Tribunal Federal. Ela aceitou o convite do presidente da Corte, Edson Fachin, principal defensor de regras para a conduta dos ministros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


