CartaExpressa
A ação nas mãos de Mendonça que pode mudar por completo a propaganda antecipada em eleições
Partidos miram resolução do TSE que define o pedido explícito de voto
O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça determinou, em despacho assinado na segunda-feira 9, que a presidência do Tribunal Superior Eleitoral encaminhe informações no âmbito de uma ação da Federação Renovação Solidária — formada pelos partidos PRD e Solidariedade — que pode alterar o conceito de propaganda eleitoral antecipada.
A federação se insurge contra uma resolução de 2019 do TSE que define o conceito de pedido explícito de voto — que, por sua vez, caracteriza a propaganda antecipada passível de punição. Segundo a norma, a solicitação explícita não se limita ao uso da expressão “vote em” e pode ocorrer também por meio de “termos e expressões que transmitam o mesmo conteúdo”.
A ação requer ao STF a declaração de inconstitucionalidade do trecho. Para as legendas, o ato do TSE extrapola os limites da mera execução da lei, invade as prerrogativas do Congresso Nacional e atinge a liberdade de expressão política.
Depois de obter a resposta do TSE, Mendonça abrirá um prazo de cinco dias para manifestações da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República. A depender da decisão, o ministro pode impactar diretamente as próximas eleições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TSE retoma o julgamento que pode cassar o senador bolsonarista Jorge Seif
Por CartaCapital
Partido do MBL apela ao TSE para proibir escola de samba de cantar ‘olê, Lula’
Por Wendal Carmo
PT pede ao TSE mudança em regra que libera impulsionamento de críticas a governos na pré-campanha
Por Vinícius Nunes



