Política

As intenções de voto para presidente entre eleitores de ‘centro’, segundo nova pesquisa

No geral, Lula lidera com oito ou novo pontos de vantagem sobre Flávio Bolsonaro, a depender do cenário

As intenções de voto para presidente entre eleitores de ‘centro’, segundo nova pesquisa
As intenções de voto para presidente entre eleitores de ‘centro’, segundo nova pesquisa
O presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro. Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil e Carlos Moura/Agência Senado
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

Um levantamento Real Time Big Data divulgado nesta segunda-feira 9 mostra que o presidente Lula (PT) tem uma vantagem significativa sobre Flávio Bolsonaro (PL) entre os eleitores que se identificam como de “centro”. A liderança do petista nesse segmento oscila entre 14 e 17 pontos percentuais, a depender dos três cenários considerados.

No geral, Lula também lidera a disputa, com oito ou nove pontos à frente de Flávio.

Os presidenciáveis do PSD aparecem como a terceira força no eleitorado de “centro”: Ratinho Junior marca 15% no cenário em que é testado, Eduardo Leite desponta com 12% e Ronaldo Caiado (PSD) chega a 11%.

O instituto entrevistou 2.000 eleitores entre a sexta-feira 6 e o sábado 7. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro da sondagem no Tribunal Superior Eleitoral é BR-06428/2026.

Veja os resultados:

Fonte: Real Time Big Data

Sem surpresas, Flávio lidera com folga entre eleitores de direita e de centro-direita, enquanto Lula vai ainda melhor na esquerda e na centro-esquerda. Confira os números:

Direita:

Fonte: Real Time Big Data

Centro-direita:

Fonte: Real Time Big Data

Esquerda:

Fonte: Real Time Big Data

Centro-esquerda:

Fonte: Real Time Big Data

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo