ToqueTec
FlowPad da Vivoo: um absorvente que vira teste hormonal em casa
A CES virou vitrine de tecnologias que tratam o corpo como fonte de dados: urina, saliva, suor e, agora, sangue menstrual. O ToqueTec buscou informações sobre o FlowPad (também citado como Smart Menstrual Pad), da Vivoo, para separar o que ele de fato mede, o […]
A CES virou vitrine de tecnologias que tratam o corpo como fonte de dados: urina, saliva, suor e, agora, sangue menstrual. O ToqueTec buscou informações sobre o FlowPad (também citado como Smart Menstrual Pad), da Vivoo, para separar o que ele de fato mede, o que ele infere e o que ainda depende de comprovação.
O que é o FlowPad e como a leitura acontece
Segundo a Vivoo, o FlowPad é um absorvente com um sistema interno de microcanais e duas camadas funcionais: uma camada capilar que capta e filtra o sangue e outra com reagentes que reagem a um biomarcador. O resultado aparece em uma “janela” na parte de trás, com possibilidade de leitura via aplicativo. O produto busca detectar o hormônio FSH (follicle-stimulating hormone). A indicação do fabricante é o uso no 2º ou 3º dia do ciclo e mirando especialmente pessoas entre 30 e 45 anos.
Leia também:
Que dados ele coleta — e que tipo de benefício promete
O dado primário é um sinal relacionado ao FSH no sangue menstrual. A promessa é transformar uma rotina já existente (trocar o absorvente) em um momento de monitoramento que, em tese, pode ajudar a levantar hipóteses sobre reserva ovariana, transição para perimenopausa e condições associadas a desequilíbrios hormonais, como SOP (síndrome dos ovários policísticos).
O produto foi premiado na CES e apresentado no momento da premiação como uma “camada de reconhecimento diagnóstico” em absorventes/liners com indicadores químicos para parâmetros como pH e marcadores de infecção. O salto tecnológico mostra a ambição da categoria de ir além do conforto e chegar ao diagnóstico.

O FlowPad, lançamento da Vivoo (Crédito: Divulgação)
Preço e distribuição: barato por unidade, incerto como produto
O FlowPad foi apresentado com preço estimado de 4 dólares a 5 dólares por unidade. A estratégia inicial é distribuir primeiro para pesquisadores, clínicas e médicos antes de escalar para um modelo mais amplo. A Vivoo cita, por exemplo, a possibilidade de assinatura para recebimento.
Precisão e comprovação científica: o que dá para afirmar agora
Até aqui, a Vivoo mostrou o conceito e o mecanismo, mas o produto ainda vai ter que passar por validações clínicas e estudos mais amplos e aprimorados. Só assim a precisão será comprovada.
No campo das oportunidades de mercado o produto tem amplas chances de sucesso. Tem foco em mulheres que, teoricamente, estão em uma fase da vida com mais capital para fazer compras, entram no segmento em que os produtos deveriam evoluir com maior rapidez e atuam em um foco de saúde, fonte de preocupação cada vez maior da população. O desafio agora é comprovação científica. Caso esta venha, são grandes as chances dessa nova tecnologia ganhar adesão das consumidoras.
Este conteúdo foi criado com auxílio de inteligência artificial e supervisionado por um jornalista do ToqueTec
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
