Política
Lula relata conversa com filho após menção na CPMI do INSS: ‘Se tiver algo, vai pagar’
Lulinha foi citado no decorrer das investigações por pessoas ouvidas pela Polícia Federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira 5 ter conversado com o filho Fábio Luís sobre alegações de envolvimento no esquema de fraudes no INSS e afirmou que Lulinha terá de se defender ou, se tiver qualquer participação no caso, pagar por eventuais más condutas.
“Quando saiu o nome do meu filho, eu chamei meu filho aqui. E eu falo isso com todo mundo. Olhei no olho do meu filho e falei: ‘só você sabe a verdade. Se você tiver alguma coisa, você vai pagar o preço de ter alguma coisa. Se você não tiver, se defenda’. É assim que eu trato as coisas, com muita seriedade”, disse Lula em entrevista à jornalista Daniela Lima, do UOL.
Lulinha foi citado no decorrer das investigações por pessoas ouvidas pela Polícia Federal. Ele nega qualquer relação com o caso dos desvios. Em 4 de dezembro, a CPMI do INSS rejeitou um requerimento que pedia a convocação dele para prestar esclarecimentos. Foram 19 votos contrários à convocação e 12 favoráveis.
A solicitação, apresentada pelo partido Novo, apontava que movimentos financeiros analisados pela comissão indicariam possível vínculo entre operadores das fraudes e o filho do presidente.
“Quem trabalha comigo, sabe: só há um jeito de você não ser molestado, que é fazer as coisas direito. Tenho muito orgulho da Polícia Federal. Se ela for bem orientada, ela presta um serviço enorme à sociedade. Mal orientada, pode fazer falcatrua”, acrescentou o presidente na entrevista desta quinta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
CPMI do INSS rejeita convocação de Lulinha após pressão da base governista
Por Vinícius Nunes
CPMI do INSS pode votar convocação de Lulinha e de Jorge Messias nesta quinta-feira
Por Vinícius Nunes



