Política
A acirrada disputa entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas pelo governo do Ceará, segundo pesquisa
Recém-filiado ao PSDB, o ex-governador é o principal desafiante do petista em 2026
A corrida pelo governo do Ceará em 2026 deve ter disputa acirrada entre o atual governador Elmano de Freitas (PT) e o ex-governador Ciro Gomes (PSDB). O cenário aparece no novo levantamento do instituto Real Time Big Data, divulgado nesta quarta-feira 4.
De acordo com a pesquisa, Elmano e Ciro estão tecnicamente empatados em dois cenários testados. A margem de erro, convém registrar, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No primeiro deles, com uma lista de candidatos que também inclui Eduardo Girão (Novo) e Jarir Pereira (PSOL), o petista supera apenas numericamente o tucano. São 41% de indicações de voto em Elmano e 38% para Ciro. Girão fica com 15% e Pereira soma 1%. Veja:

O segundo teste feito pelo instituto com Ciro e Elmano é de disputa direta, sem a presença de outros potenciais candidatos. Nesse cenário, os eleitores cearenses apontam uma divisão total: 44% para cada candidato. Nulos, brancos e indecisos, quando somados, chegam a 12%.
Cenário sem Ciro
Os últimos testes mediram a temperatura da disputa local sem a presença de Ciro Gomes. O ex-governador, convém registrar, também é citado como uma possível aposta do PSDB ao Planalto.
Neste caso, Elmano teria vitória tranquila, segundo os resultados. São 44% de eleitores que indicam voto no atual governador. A segunda posição, nesse contexto, fica com Roberto Cláudio (União). Ainda mais distante estão Girão e Pereira. Confira:

Um último teste, que coloca Elmano e Cláudio em confronto direto também foi feito pelo instituto. O governador venceria o ex-prefeito de Fortaleza por 48% a 32%.
A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores do estado entre os dias 2 e 3 de fevereiro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o CE-07935/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A 1ª pesquisa Real Time Big Data sobre a eleição presidencial em 2026 — sem Tarcísio
Por CartaCapital
Distantes de Lula e dos bolsonaristas, presidenciáveis do PSD patinam em pesquisa
Por CartaCapital



