CartaExpressa

Camilo Santana anuncia saída do MEC em abril para reforçar campanhas de Lula e Elmano

O ministro negou a possibilidade de concorrer ao governo do Ceará no lugar de Elmano de Freitas

Camilo Santana anuncia saída do MEC em abril para reforçar campanhas de Lula e Elmano
Camilo Santana anuncia saída do MEC em abril para reforçar campanhas de Lula e Elmano
O ministro da Educação, Camilo Santana, em 12 de fevereiro de 2025. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira 3 que deve deixar o ministério e retornar ao Senado em abril. O ministro, entretanto, negou a possibilidade de concorrer ao governo do Ceará no lugar de Elmano de Freitas (PT).

Segundo Camilo, a equipe técnica do MEC seguirá no comando da pasta para garantir a continuidade dos programas. “Eu não serei candidato a governador, essa é a minha decisão. Trabalharei muito para que o projeto no Ceará não haja descontinuidade e para garantirmos a reeleição do governador Elmano“, disse em entrevista à CNN Brasil.

Além de Camilo, devem deixar os ministérios para as eleições Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).

Uma possível candidatura de Camilo começou a ser ventilada após o crescimento da candidatura de Ciro Gomes (PSDB), que despontou com 44% das intenções de voto, ante 34% do governador Elmano de Freitas na pesquisa Ipsos-Ipec divulgada no fim do ano passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo