CartaExpressa
Abin abre investigação contra agente afastado que mantém canal no YouTube
A página de Glauber Mendonça tem mais de 3 milhões de seguidores
A Agência Brasileira de Inteligência instaurou um processo disciplinar contra Glauber Mendonça, oficial técnico que mantém um canal no YouTube enquanto segue de licença médica do órgão — recebendo salário. A informação foi revelada pelo G1 e confirmada por CartaCapital.
O canal Fala Glauber Podcast tinha 3,21 milhões de inscritos na noite desta terça-feira 3. A grade de programação prevê a publicação diária de conteúdos, divididos em cortes, podcasts/reacts e “notícias”.
Glauber diz na descrição do canal ser policial penal federal e afirma se tratar do “primeiro podcast para concurseiro policial do Youtube”. Em um dos vídeos, alegou ter como foco “bater em político, deixar político constrangido”.
Em nota, a Abin afirmou que os processos disciplinares são sigilosos e que não fornecerá informações específicas sobre procedimentos em curso.
Segundo o relato de colegas divulgado pelo G1, Glauber Mendonça está afastado desde o início de 2025 por problemas de saúde, embora afirme gravar 16 horas por dia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


