Política

Câmara aprova texto-base de MP que cria o programa ‘Gás do Povo’

Finalizada a tramitação na Câmara, a proposta vai ao Senado, onde precisa ser analisada até 11 de fevereiro para não perder a validade

Câmara aprova texto-base de MP que cria o programa ‘Gás do Povo’
Câmara aprova texto-base de MP que cria o programa ‘Gás do Povo’
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputados aprovou, por 415 votos a favor e 29 contrários, o texto-base da medida provisória que cria uma modalidade de gratuidade no botijão de gás a famílias inscritas no Cadastro Único e cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo. Agora, os parlamentares votam alterações no texto através dos chamados “destaques”.

Finalizada a tramitação na Câmara, a proposta vai ao Senado, onde precisa ser analisada até 11 de fevereiro para não perder a validade.

Na prática, a MP altera o nome do auxílio que hoje chama “Gás dos Brasileiros” para “Auxílio Gás do Povo“. Atualmente, o benefício já garante o pagamento em dinheiro às famílias. A mudança proposta pelo governo cria uma segunda via de auxílio: a gratuidade direta do botijão de GLP nas revendas credenciadas. Com isso, as famílias receberão o botijão em mãos.

A modalidade em dinheiro corresponderá a uma parcela, de no mínimo, 50% sobre o preço médio do botijão de 13 quilos. Já na modalidade de gratuidade o botijão será entregue diretamente na revenda varejista autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e será limitado a um vínculo por família.

De acordo com o governo, o programa deve atingir mais de 15 milhões de famílias. “Essa MP tem uma importância fundamental para a economia popular do Brasil.Cada brasileiro e brasileira vai receber o botijão de gás. Isso é compromisso do nosso governo com aqueles que mais precisa da proteção do estado”, afirmou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo