CartaExpressa

Alcolumbre defende ‘luta’ por prerrogativas e autoridade do Congresso

O discurso do presidente do Senado na abertura dos trabalhos em 2026 ressalta a tensão entre Executivo, Legislativo e Judiciário

Alcolumbre defende ‘luta’ por prerrogativas e autoridade do Congresso
Alcolumbre defende ‘luta’ por prerrogativas e autoridade do Congresso
Davi Alcolumbre comanda a sessão do Congresso Nacional destinada à deliberação do Projeto de Lei do Congresso Nacional n° 2 de 2025 (PLDO 2026). Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu nesta segunda-feira 2 a “luta” pelas prerrogativas de deputados e senadores e pela autoridade do Parlamento. O discurso foi proferido na sessão de abertura dos trabalhos do Legislativo em 2026.

Segundo ele, o País precisa de diálogo, bom senso e paz, inclusive entre os Poderes. Ponderou, contudo, que a defesa da paz “nunca foi e nunca será sinônimo de omissão”.

“Nosso desejo de paz não significa que tenhamos medo da luta”, declarou. O senador disse que o Congresso exercerá suas atribuições com independência e que buscará o diálogo com o Executivo e o Judiciário. “Cada Poder tem sua função. Cada Poder tem seu papel. É do respeito mútuo entre eles que nasce a estabilidade de que o Brasil precisa.”

As afirmações de Alcolumbre sublinham a tensão entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre os temas em análise no Supremo Tribunal Federal com potencial de insuflar os ânimos em Brasília estão as irregularidades na indicação de emendas parlamentares — os ministros julgarão processos sobre o tema neste primeiro semestre.

Davi Alcolumbre também se incomodou com a decisão do presidente Lula (PT) de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF, uma vez que defendia a nomeação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Cabe ao Senado sabatinar e votar a escolha do petista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo