Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Aldeia tupi-guarani lança seus tradicionais rezos em um álbum inédito

Os artistas indígenas são da aldeia Tabaçu Reko Ypy, no litoral sul paulista

Aldeia tupi-guarani lança seus tradicionais rezos em um álbum inédito
Aldeia tupi-guarani lança seus tradicionais rezos em um álbum inédito
Foto: Gabriela Miranda
Apoie Siga-nos no

Gravado em setembro de 2025, o álbum Nhanderu Tenondé chegará em abril às plataformas de música. Trata-se de um trabalho de artistas indígenas da aldeia Tabaçu Reko Ypy, entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, no litoral sul paulista.

Awa Kywy, artista indígena que canta e toca violão, percussão e rabeca no projeto, explica que a faixa-título significa “grande espírito sempre à frente”. Ele diz que os rezos têm poder de cura: “Cantando, a pessoa se conecta. Quando precisa se libertar de alguma coisa, ela consegue através do rezo”.

O disco reúne dez rezos tradicionais da etnia tupi-guarani, à qual pertencem os artistas indígenas. É a primeira vez que as canções têm registro fonográfico. A produção musical é de Henrique Maranhão, com arranjos de Marcio Guimarães. Nas gravações de estúdio, o objetivo era manter o máximo possível a atmosfera das apresentações nas cerimônias da aldeia.

Segundo Ara Fernandes, cantora indígena no disco, o foco esteve em ser natural e “cantar com a alma e o coração”. Completam as vozes indígenas no álbum as artistas Djatsy e Kunhã Dju.

Henrique Maranhão teve contato com os indígenas no Festival Indígena União dos Povos, em maio do ano passado. Em uma cerimônia do evento, o produtor se emocionou com os cantos de Kywy e sua família. Depois, descobriu que eles eram seus vizinhos, em Peruíbe, e decidiu fazer um registro histórico do trabalho musical da aldeia.

“Tinha medo de colocar qualquer instrumentação externa nos rezos, quando o Kywy me disse, no estúdio, que adoraria um baixo ou algum outro instrumento em determinadas canções”, relata. O lançamento do álbum Nhanderu Tenondé ocorrerá em 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo