CartaExpressa
Lula se encontra com presidente da Bolívia e o convida para visita ao Brasil
Os presidentes discutiram as rotas para a integração sul-americana
O presidente Lula (PT) se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira 28 com o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz. O encontro ocorreu na Cidade do Panamá, onde ambos participaram do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
De acordo com o Palácio do Planalto, os dois presidentes combinaram uma visita de do boliviano a Brasília, a ser realizada ainda no primeiro semestre de 2026. Eles também conversaram sobre pautas de interesse comum: combate ao crime organizado, energia, infraestrutura e logística.
A reunião faz parte da estratégia petista em abrir canais de diálogo com lideranças de outras ideologias políticas. No ano passado, Paz derrotou o candidato do Movimento Socialista no poder em La Paz, cujas principais figuras sempre foram próximas a Lula.
“Os presidentes discutiram as rotas para a integração sul-americana e alternativas para garantir o acesso da Bolívia a portos e ao escoamento de sua produção. Também trataram da retomada dos diálogos na área energética e iniciativas conjuntas para combater o crime organizado na Amazônia”, diz o comunicado da Presidência.
Durante a agenda no Panamá, Lula aproveitou para realizar encontros de trabalho com lideranças conservadoras da América Latina. Além do panamenho José Raúl Mulino, o brasileiro teve um primeiro encontro com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, que no passado não economizava nas críticas ao petista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula defende soberania do Panamá sobre o Canal em meio à cobiça de Trump
Por Wendal Carmo
As prioridades de Lula no Congresso para o ano eleitoral, segundo Gleisi
Por André Barrocal



