Mundo
Amazon anuncia 16 mil demissões
Outras 14 mil pessoas já tinham sido demitidas em outubro
A Amazon anunciou nesta quarta-feira 28 que vai demitir cerca de 16 mil pessoas. O anúncio acontece exatos três meses depois que a empresa comunicou outras 14 mil demissões, em outubro de 2025.
Em comunicado publicado no site oficial da empresa e assinado pela vice-presidente de pessoal da companhia, Beth Galetti, a Amazon afirmou que está passando por “mudanças organizacionais”.
A executiva afirma, no texto, que a empresa tenta fortalecer o caixa com medidas como redução da burocracia interna. As medidas já estavam sendo estruturadas anteriormente, e as demissões em massa foram anunciadas em dois pacotes (em outubro e agora) por que alguns setores ainda não tinham concluído suas reestruturações.
A empresa não deu detalhes sobre as áreas e sobre os locais de trabalho das pessoas atingidas pela medida. Para os trabalhadores dos Estados Unidos que serão mandados embora, a empresa vai oferecer até 90 dias para tentar uma recolocação interna. Caso não consigam, sairão definitivamente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


