Educação
Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira
Candidatos devem se registrar antes da meia-noite de sábado
Termina nesta sexta-feira 23 o prazo de inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até 23h59min59 – esse é o horário limite para conclusão do processo de inscrição.
Para se inscrever, os candidatos poderão usar os resultados de uma das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 e 2025 – em busca de uma vaga. O sistema selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada, caso os estudantes tenham realizado as provas em mais de um dos anos.
O processo seletivo permite ingresso em cursos de graduação em instituições públicas de educação superior em todo o país. Podem concorrer aqueles que tiveram nota superior a zero na redação do Enem e que não se inscreveram como treineiros.
Cada participante poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores, em diferentes instituições, de quaisquer localidades. Não há cobrança de taxa.
Neste ano, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição. O processo vai selecionar os candidatos que vão ocupar as vagas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) nas universidades públicas.
São oferecidas quase 275 mil vagas em 7.388 cursos. No total, 136 instituições participam do processo, em 587 municípios do País. Mais de 73 mil vagas são para cursos de licenciaturas presenciais, que dão direito a inscrição no programa Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) oferece um incentivo financeiro mensal no valor de 1.050 reais.
Os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública, podem concorrer a vagas reservadas para ações afirmativas. Isso deve ser indicado no momento da inscrição.
Os resultados serão divulgados no próximo dia 29 (quinta-feira da próxima semana). Os candidatos selecionados deverão realizar as matrículas a partir de 2 de fevereiro.
Ainda entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, serão abertas as inscrições para a lista de espera, que poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes durante todo o ano para preenchimento das vagas que não forem ocupadas na chamada regular.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



