Mundo
Após lançamento do ‘Conselho de Paz’ de Trump, Lula conversa com presidente da Autoridade Palestina
Durante a ligação, o presidente consultou Abbas sobre as perspectivas de reconstrução da região
O presidente Lula (PT) conversou por telefone, nesta quinta-feira 22, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. A ligação acontece em meio ao lançamento do “Conselho de Paz”, iniciativa promovida pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Lula foi convidado para integrar o mecanismo, mas ainda não se manifestou se vai participar do grupo. Na segunda-feira, ele se reuniu com o Relações Exteriores, Mauro Vieira, para analisar o convite feito pelo governo norte-americano.
Na ligação desta quinta, segundo o Palácio do Planalto, Lula expressou satisfação quanto ao cessar-fogo obtido em Gaza e consultou o presidente Abbas sobre as perspectivas de reconstrução da região.
Além disso, o brasileiro reiterou o compromisso brasileiro com a paz no Oriente Médio. Ambos trocaram impressões sobre o plano de paz em curso e acordaram continuar mantendo contato sobre o tema.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



