Mundo
Zelensky indica reuniões entre Ucrânia, Rússia e EUA nesta semana
O presidente não ofereceu detalhes sobre o formato das conversas, nem esclareceu se ucranianos e russos negociariam diretamente
Os Emirados Árabes Unidos sediarão reuniões trilaterais nesta semana entre representantes ucranianos, americanos e russos sobre a guerra de quase quatro anos entre Kiev e Moscou, sugeriu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quinta-feira 22.
O presidente não ofereceu detalhes sobre o formato das reuniões, nem esclareceu se ucranianos e russos negociariam diretamente. Seu gabinete não respondeu aos pedidos de comentários da AFP.
“Estas serão as primeiras reuniões trilaterais nos Emirados. Elas acontecerão amanhã e depois de amanhã”, disse Zelensky após discursar no Fórum de Davos, na Suíça. “Os russos devem estar preparados para chegar a compromissos”, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Negociadores ucranianos estão nos EUA para discutir fim da guerra com Rússia
Por AFP
Rússia alerta que Ucrânia está sem tempo para aceitar seus termos de paz
Por AFP
Rússia diz ter atacado Ucrânia com míssil hipersônico
Por Deutsche Welle



