Política
Pesquisa Atlas mostra estabilidade na avaliação do governo Lula
Os índices permanecem praticamente inalterados desde novembro
A aprovação do presidente Lula (PT) segue uma trajetória de estabilidade nos últimos meses, segundo a AtlasIntel. Um levantamento divulgado nesta quinta-feira 22, em parceria com a Bloomberg, mostra índices idênticos aos apresentados em novembro e dezembro.
Neste momento, 50,7% dos entrevistados afirmam desaprovar o governo, enquanto 48,7% dizem aprovar – apenas 0,6% não sabem avaliar. Com a margem de erro de um ponto percentual, para mais ou para menos, há empate técnico.

Os participantes da pesquisa responderam, também, à pergunta “como você avalia o governo do presidente Lula?”, tendo como opções de respostas uma régua que vai do “ótimo” ao “péssimo”. Mais uma vez, o cenário é de empate técnico entre os que responderam “ótimo” ou “bom” (47,1%) e “ruim” ou “péssimo” (48,5%). Em um cenário de polarização, os que responderam “regular” somaram apenas 4,4%.
Nesse caso, os índices também estão próximos da estabilidade, com leve tendência de melhora para Lula desde novembro.

Os participantes da pesquisa também responderam sobre suas preferências eleitorais. Os percentuais foram divulgados na quarta-feira 21 e mostram Lula na liderança da disputa em todos os cenários testados, para primeiro ou segundo turno.
A AtlasIntel ouviu 5.418 pessoas, em questionários respondidos pela internet entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro indicada é de um ponto percentual, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno, mostra AtlasIntel
Por CartaCapital
Lula assina MP com reajuste de 5,4% no piso salarial dos professores
Por CartaCapital



