CartaExpressa
Novo habeas corpus para libertar Bolsonaro fica sob a relatoria de Dino
No último sábado 17, Gilmar Mendes rejeitou um HC de teor semelhante, apresentado pelo advogado Paulo Barros de Carvalhosa
O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino foi designado, nesta quarta-feira 21, relator de mais um habeas corpus protocolado para tirar Jair Bolsonaro (PL) do 19º Batalhão da Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda.
O autor do HC — que não integra a defesa de Bolsonaro — solicita a concessão de prisão domiciliar ou a libertação do ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado.
No último sábado 17, o decano do STF, Gilmar Mendes, negou um habeas corpus de teor semelhante, apresentado pelo advogado Paulo Barros de Carvalhosa.
Ao rejeitar a demanda, o ministro afirmou que a jurisprudência do Supremo não admite acolher um HC contra ato de um integrante da Corte. Além disso, sustentou haver o risco de violar o princípio do juiz natural, uma vez que Alexandre de Moraes é o relator dos processos sobre a trama golpista.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pesquisa Atlas consolida Flávio como candidato do bolsonarismo, mas ainda não rifa Tarcísio
Por Leonardo Miazzo
Tarcísio recua de visita a Bolsonaro em meio a pressões por apoio eleitoral
Por Vinícius Nunes
Moraes veta parte das perguntas da defesa de Bolsonaro à PF
Por CartaCapital



