Astrologia
Energia dos anéis: veja como usá-los ao seu favor para trabalho e vida pessoal
O uso de anéis acompanha a história de diferentes civilizações. Gregos, romanos e hebreus utilizaram o acessório como símbolo de poder, identidade, compromisso, saúde e prosperidade. Além da função estética, o item apresenta valores ligados ao dedo em que é usado e ao material de […]
O uso de anéis acompanha a história de diferentes civilizações. Gregos, romanos e hebreus utilizaram o acessório como símbolo de poder, identidade, compromisso, saúde e prosperidade. Além da função estética, o item apresenta valores ligados ao dedo em que é usado e ao material de sua composição.
Conforme a consultora espiritual e taróloga Jovanka Buratto, o anel se relaciona ao propósito de quem o utiliza e funciona como um símbolo de direcionamento energético.
Significado do anel em cada dedo
Segundo Jovanka Buratto, o uso do anel em cada dedo há um significado específico:
- Mindinho: se associa à comunicação e à expressão, com reflexo em relações profissionais;
- Anelar: se liga ao amor e ao compromisso, tradicional em noivados e casamentos;
- Médio: representa estabilidade e responsabilidade, com relação direta à organização pessoal;
- Indicador: se conecta à direção e à liderança. Para Jovanka Buratto, esse dedo se relaciona ao comando. “Empresários, gestores e líderes podem utilizar anel no dedo indicador como símbolo de liderança”, diz;
- Polegar: representa força de vontade e determinação, com vínculo à confiança.

Influências dos materiais e elementos nos anéis
O material do anel também possui diferentes finalidades. O aço se associa à resistência física e à energia voltada ao trabalho. Enquanto a prata se relaciona ao equilíbrio energético e à calma. O ouro se conecta à confiança e à prosperidade.
As pedras verdes aparecem ligadas à abundância e à sorte. As douradas se associam à riqueza. Símbolos como cifrão, trevo e pentagrama acionam defesa e crescimento.
Utilizando a força do anel
Para o uso do anel, Jovanka Buratto destaca algumas práticas simples:
- Escolher o dedo conforme o objetivo pessoal ou profissional;
- Definir o material do anel de acordo com o desejo;
- Manter o anel limpo como forma de cuidado simbólico;
- Estabelecer uma meta antes do uso.
“A força do acessório muda conforme a cultura e o objetivo”, afirma. Segundo ela, é importante alinhar personalidade, intenção e confiança.
Jovanka Buratto
É consultora espiritual e taróloga. Atua com rituais de prosperidade, abertura de caminhos e equilíbrio energético. Realiza atendimentos online para pessoas e empresas.
Por Fernanda Pereira
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



