CartaExpressa

O novo passo de Eduardo Paes rumo à candidatura ao governo do Rio

O prefeito afirmou que a decisão será formalizada até o Carnaval e reforçou apoio a Lula

O novo passo de Eduardo Paes rumo à candidatura ao governo do Rio
O novo passo de Eduardo Paes rumo à candidatura ao governo do Rio
O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes durante apresentação do Rock In Rio, Moro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou nesta segunda-feira 19 que pretende disputar o governo do estado em outubro. A declaração ocorreu após meses de movimentações e visitas ao interior fluminense, o que ele próprio classificou como parte de sua pré-campanha. Paes afirmou que a decisão será anunciada até o Carnaval, mas já se apresenta como pré-candidato e indica que deve deixar a gestão municipal antes de abril, prazo legal para desincompatibilização.

Paes disse que o Rio “tem solução” e destacou a segurança pública como um tema central, criticando a influência de grupos políticos que, segundo ele, estariam associados a práticas criminosas.

Ele reafirmou seu apoio ao presidente Lula (PT), com quem se reuniu na semana passada. Disse, porém, que não pretende transformar a disputa em uma extensão da eleição presidencial. Segundo o prefeito, experiências mostraram que “seguir apenas o voto nacional” não garante sucesso no estado. Paes também avisou que buscará alianças amplas e independentes, inclusive com grupos não lulistas.

O prefeito ainda criticou a possível candidatura de André Ceciliano (PT) em uma eventual eleição indireta para governador caso Cláudio Castro (PL) renuncie para disputar o Senado. Paes associou o nome do petista às articulações de Rodrigo Bacellar (União) e advertiu que tal movimento poderia sinalizar continuidade de práticas que, segundo ele, precisam ser superadas.

Caso confirme a candidatura, Paes disputará o Palácio Guanabara pela terceira vez. Na mais recente, em 2018, foi derrotado no segundo turno por Wilson Witzel.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo