Sociedade
‘A Revolta do Roblox’: entenda o protesto virtual de crianças, com acusações contra o youtuber Felca
O movimento começou depois que a plataforma virtual de jogos alterou suas regras e restringiu o uso do chat para crianças
Participantes da plataforma virtual Roblox iniciaram uma onda de protestos virtuais depois que a ferramenta de jogos alterou suas regras, no dia 7 de janeiro, e restringiu o uso do chat para crianças. Agora, os usuários terão que fazer verificação de idade e só poderão conversar com usuários de idades parecidas.
Crianças menores de 9 anos só terão o uso permitido com autorização de responsáveis; quem tiver mais de 13 poderá conversar somente com usuários de idades próximas. De acordo com a Roblox, a regra foi projetada para evitar que crianças menores de 16 anos se comuniquem com adultos.
A plataforma vem sendo pressionada para reforçar a segurança de crianças. Em agosto, a plataforma foi processada no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, sob acusação de permitir que predadores sexuais “prosperem, se unam, cacem e vitimizem menores”.
Entenda o protesto
A medida, no entanto, desagradou parte do público. Crianças iniciaram uma manifestação no ambiente virtual da plataforma. A partir de seus avatares, os usuários começaram a exibir cartazes nas ‘ruas’ virtuais com os dizeres: ‘Quero injustiça’, ‘Não tem chat? Que usem as placas’, e ‘Afasta de nois esse cale-se, pai’, em referência à canção Cálice, de Chico Buarque.
Os ataques foram, inclusive, direcionados ao youtuber Felca, um dos que denunciou a exposição de crianças e adolescentes em ambientes virtuais. A partir da denúncia, o governo federal sancionou uma lei contra a adultização que criou um Estatuto Digital da Criança e do Adolescente e exigiu adaptações às plataformas virtuais prevendo a segurança de crianças e adolescentes.
Os usuários partiram para ofensas contra o youtuber, no ambiente virtual, por supor que as novas regras do Roblox partiram de suas denúncias, ainda que o caso não tenha relação. O youtuber afirmou estar sendo atacado por crianças. Uma das mensagens recebidas pelo youtuber dizia: ‘Felca eu vou te matar’, conforme print publicado em seu perfil.
eu to sendo atacado por crianças na minha dm por conta que o roblox tirou o chat de voz pic.twitter.com/b0e3qfCQal
— Felca (@Felcca) January 15, 2026
De olho no tema, o governo federal também se posicionou a partir de uma paródia. Nas redes sociais, o governo modificou cartazes feitos pelos usuários da plataforma com mensagens como ‘Quero o fim da escala 6×1’. No texto, o recado veio em tom mais sério. “Foi engraçado, mas os riscos que crianças correm na internet não têm graça nenhuma e o Governo do Brasil trabalha muito sério pra protegê-las”, diz a nota.
O que é o Roblox?
O Roblox é uma plataforma de jogos online e um sistema de criação de jogos desenvolvido pela Roblox Corporation que permite aos usuários programar e jogar jogos criados por eles próprios ou por outros usuários. Foi criado por David Baszucki e Erik Cassel em 2004 e lançado ao público em 2006. Atualmente, mais de 150 milhões de pessoas pelo mundo usam a plataforma todos os dias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



