CartaExpressa
Moraes abre inquérito para apurar se Coaf e Receita vazaram dados de ministros do STF
A decisão ocorre no contexto das investigações sobre o Banco Master
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, abriu um inquérito para apurar se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras e a Receita Federal vazaram de maneira ilícita os dados de magistrados da Corte e de familiares deles.
Os órgãos foram notificados na quarta-feira 14 sobre o procedimento, que tramita sob sigilo. A informação sobre a abertura do inquérito foi publicada pelo Poder360 e confirmada por CartaCapital.
Procurados pela reportagem, Coaf e Receita Federal ainda não se pronunciaram.
A decisão de Moraes ocorre no contexto das investigações envolvendo um suposto esquema de fraudes capitaneado pelo Banco Master. A jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, divulgou um contrato da esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, para defender os interesses do Master.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Mudança de clima reduz pressão do TCU sobre o Banco Central no caso Master
Por Maiara Marinho
Toffoli recua e determina que PGR fique com material apreendido pela PF sobre o Master
Por CartaCapital



