Mundo
Trump suspende a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e de mais 74 países
Em tese, a interrupção não se aplica a vistos de turismo e de negócios
O Departamento de Estado norte-americano, comandado por Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira 14 que suspenderá a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países. Segundo a emissora Fox News, o Brasil está na relação. Em tese, portanto, a interrupção não se aplica a vistos de turismo e de negócios, por exemplo.
Ao divulgar a medida, a pasta afirmou mirar países “cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis”. Disse também que a decisão valerá até que os Estados Unidos possam garantir que “novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano”.
A mensagem, publicada no X, cita como exemplos de países afetados Somália, Haiti, Irã e Eritreia. “Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada”, alegou o Departamento de Estado.
Mais cedo, a Fox News havia informado que o governo de Donald Trump suspenderia a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, sem especificar que a decisão se limitaria a imigrantes.
Além do Brasil, a lista de países atingidos divulgada pela emissora tem a Rússia, o Irã, o Iraque, o Iêmen, a Nigéria, a Tailândia e o Egito. O canal também não publicou a relação completa.
“O Departamento de Estado usará sua autoridade consolidada para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um ônus para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, afirmou o porta-voz da pasta, Tommy Piggott, em comunicado replicado pela Fox.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



