CartaExpressa
Irã acusa EUA de buscar pretexto para intervenção militar
Falas são após o presidente Donald Trump ameaçar agir ‘de maneira muito firme’ contra Teerã
A representação do Irã na ONU acusou, nesta terça-feira 13, os Estados Unidos de buscarem “um pretexto para uma intervenção militar”, depois que o presidente Donald Trump ameaçou agir “de maneira muito firme” contra Teerã em caso de execuções de pessoas detidas durante as manifestações.
“As fantasias e a política dos Estados Unidos para o Irã têm como base uma mudança de regime, com sanções, ameaças, distúrbios orquestrados e caos como modus operandi para fabricar um pretexto para uma intervenção militar”, disse a representação iraniana em mensagem no X, acompanhada de uma carta de protesto endereçada aos dirigentes das Nações Unidas.
Além disso, a missão iraniana prometeu que “o manual” empregado por Washington “voltará a fracassar”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



