CartaExpressa
‘Confio na lealdade’: Flávio Bolsonaro insiste em apoio de Tarcísio, apesar do silêncio
A ausência de um engajamento mais explícito do governador paulista tem desagradado setores do bolsonarismo
Pré-candidato à presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta terça-feira 13 que confia no apoio de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para sua campanha eleitoral. As declarações ocorreram após visita do parlamentar ao pai, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em Brasília.
Segundo Flávio, o alinhamento com Tarcísio foi reafirmado durante uma viagem recente aos Estados Unidos, quando também se encontrou com o irmão, o deputado cassado Eduardo Bolsonaro.”Ele já declarou que vai me apoiar, então, não vamos pressioná-lo. Confio na lealdade dele. O palanque de São Paulo, com um governador bem avaliado e com entregas, como Tarcísio, é o sonho de qualquer candidato”, declarou.
A ausência de um engajamento mais explícito do governador paulista, no entanto, tem irritado entre setores do bolsonarismo. Tarcísio chegou a ser apontado como possível líder da direita nas eleições deste ano, diante da inelegibilidade e da prisão de Jair Bolsonaro, mas acabou sendo preterido pelo grupo mais próximo da família.
Nas poucas vezes em que falou sobre o assunto, Tarcísio disse que o senador poderá contar seu apoio – mas tem evitado de participar de eventos da pré-campanha, por exemplo, como o almoço com empresários em dezembro, na capital paulista.
Semanas após anunciar oficialmente sua pré-candidatura, Flávio já havia relatado uma conversa telefônica com Tarcísio, na qual ambos teriam acertado uma atuação conjunta em 2026. “A gente vai estar junto, mais junto do que nunca. E a gente junto é imbatível. Vamos com tudo”, afirmou o senador à época.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministério da Justiça pede que PF investigue Flávio Bolsonaro
Por Wendal Carmo
PT aciona Justiça contra vice de Tarcísio que chamou partido de ‘narcoafetivo’
Por CartaCapital



