CartaExpressa
Como os eleitores avaliam o governo Lula no início de 2026, segundo pesquisa
O levantamento Meio/Ideia contou com 2.000 entrevistas entre a última quinta-feira 8 e a segunda 12
Uma pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta terça-feira 13 indica que 47% dos eleitores aprovam o presidente Lula (PT), ante 50% que o desaprovam e 3% que estão indecisos. Leia os resultados na íntegra.
O instituto também sondou as impressões sobre o governo: ele é ótimo para 15%, bom para 20%, regular para 20,5%, ruim para 18,6% e péssimo para 22,8%.
A sondagem considera 2.000 entrevistas realizadas entre a última quinta-feira 8 e a segunda 12. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-06731/2026.
No recorte por áreas, o melhor desempenho do governo está em educação, com 16,9% de ótimo e 21% de bom. O pior resultado é o de segurança pública, com 18,6% de ruim e 30,1% de péssimo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A disputa eleitoral para a presidência, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Motta evita confirmar apoio a Lula em 2026 e diz esperar ‘gestos concretos’
Por Wendal Carmo
Lula prepara trocas no Senado antes da reforma ministerial
Por Vinícius Nunes



