CartaExpressa

Ministério da Justiça pede que PF investigue Flávio Bolsonaro

A solicitação é para apurar um possível crime de honra (calúnia, difamação e injúria) por falas contra o presidente Lula (PT)

Ministério da Justiça pede que PF investigue Flávio Bolsonaro
Ministério da Justiça pede que PF investigue Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro – Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Em um dos seus últimos atos à frente do Ministério da Justiça, o ministro Ricardo Lewandowski encaminhou ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, na semana passada, um ofício que pede a abertura de investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A solicitação foi apresentada pela deputada federal petista Dandara Tonantzin (MG) e visa apurar possível crime de honra (calúnia, difamação e injúria) contra o presidente Lula (PT). O pano de fundo para o pedido de investigação é uma postagem do senador, feita no dia 3 de janeiro, na qual ele afirma que o líder venezuelano Nicolás Maduro, capturado pelos Estados Unidos, iria delatar o brasileiro e isso seria o fim do “Foro de São Paulo”.

Na mesma publicação, Flávio também associou o grupo que reúne partidos latino-americanos de esquerda ao “tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras e eleições fraudadas”. Sustentou Dandara ao pedir a investigação: “A democracia exige liberdade de expressão. Mas exige também compromisso com a verdade, respeito às instituições e responsabilidade no debate público”.

O ofício enviado por Lewandowski à PF é assinado por Eliza Pimentel da Costa Simões, coordenadora-geral de Administração no gabinete do agora ex-ministro. O documento recomenda apreciação da solicitação pela corporação e, caso necessário, que os autos retornassem ao gabinete do ministro da Justiça e à Secretaria de Assuntos Legislativos para repassar o andamento do caso à deputada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo