Mundo
Trump anuncia que Gustavo Petro visitará Casa Branca em fevereiro
Após uma áspera confrontação verbal em 2025, os líderes concordaram em aparar as arestas em uma conversa telefônica na última quarta 7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira 9 que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, visitará a Casa Branca na primeira semana de fevereiro.
“Tenho certeza de que será muito boa para a Colômbia e para os Estados Unidos, mas a cocaína e outras drogas DEVEM SER IMPEDIDAS de entrar nos Estados Unidos”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
Os dois líderes protagonizaram uma áspera confrontação verbal ao longo do ano passado, até que concordaram em aparar as arestas em uma conversa telefônica de mais de uma hora, na última quarta-feira 7.
Os Estados Unidos chegaram a retirar o visto de Petro após uma intervenção pública em Nova York, à margem da Assembleia-Geral da ONU, em setembro.
Washington também retirou da Colômbia a certificação de sua luta antidrogas, peça essencial da estreita colaboração militar entre os dois países por décadas.
Petro, por sua vez, foi agressivo com Trump desde o início do segundo mandato do republicano, em janeiro de 2025, quando advertiu que daria uma guinada dramática à política externa dos Estados Unidos em relação à América Latina.
Trump ressuscitou expressões como “o quintal dos EUA” para se referir à América Latina e ao Caribe, e o deslocamento naval no Caribe, assim como os ataques a supostas lanchas do narcotráfico, aumentaram a tensão entre os dois países.
Em 48 horas, Petro passou de ser um mandatário que deveria “cuidar do próprio traseiro”, na expressão recente usada por Trump, a propor medidas militares conjuntas e a mediar com a Venezuela para reduzir a tensão.
Washington e Bogotá estudariam “ações conjuntas” para combater a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), após a ligação telefônica, segundo revelou o ministro do Interior, Armando Benedetti.
A captura norte-americana do agora deposto líder venezuelano Nicolás Maduro foi recebida com alarme por Petro.
O presidente colombiano pediu nesta mesma sexta-feira à presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, que combatam “juntos” o narcotráfico.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula e presidente da Espanha conversam por telefone sobre acordo Mercosul–UE e crise na Venezuela
Por CartaCapital
Venezuela e EUA estudam a retomada das relações diplomáticas
Por AFP
EUA anunciam apreensão de petroleiro que zarpou da Venezuela e tentava fugir
Por AFP



