Educação
Concurso da Câmara dos Deputados está com inscrições abertas
Pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos até o dia 12
As inscrições para o concurso público da Câmara dos Deputados foram abertas nesta segunda-feira 5 e podem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca examinadora contratada para executar o certame.
As inscrições podem ser feitas até as 18h de 26 de janeiro, no horário de Brasília.
Vagas
As 70 vagas imediatas são para os seguintes cargos, ambos de nível superior:
- 35 para analista legislativo – especialidade processo legislativo e gestão;
- 35 vagas técnico legislativo – especialidade assistente legislativo e administrativo.
O edital do concurso prevê mais 70 vagas em cadastro de reserva.
Os candidatos podem ter curso de graduação em qualquer área de formação, com diploma fornecido por instituição de ensino superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Do total das vagas do concurso, 30% serão reservadas da seguinte forma:
- 25% para candidatos negros;
- 3% para candidatos indígenas; e
- 2% para candidatos quilombolas.
Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no ato de inscrição, indicar que deseja concorrer às vagas reservadas e autodeclarar-se negro (preto ou pardo), indígena ou quilombola, conforme quesito cor ou raça adotado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Taxa de inscrição
Conforme o edital, a taxa de inscrição foi determinada em 100 reais para concorrer ao cargo de técnico legislativo; e 130 reais para o de analista legislativo.
A data final para o pagamento da taxa de inscrição é 28 de janeiro. O candidato deverá efetuar o pagamento por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). O documento apresentará QR code que possibilita o pagamento por Pix.
Pedidos de isenção da taxa
Somente os candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. O período para pedir a isenção é de 5 a 12 de janeiro.
No aplicativo de inscrição, o interessado deve indicar o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico.
Remuneração
A remuneração mensal dos aprovados no concurso da Câmara Federal varia de 21.008,19 reais até 30.853,99 reais, conforme o cargo (técnico e analista). A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos.
Provas
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais do país, em 8 de março, nos turnos da manhã e tarde. A etapa é eliminatória e classificatória.
As provas objetivas terão duração de cinco horas e a discursiva, de três horas.
Conforme descrito no edital, as provas objetivas terão 90 questões de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos.
Para conhecer os detalhes do novo concurso da Câmara dos Deputados, acesse o site do processo seletivo e o edital público.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Nomeação em concurso pode ser suspensa se estourar limite de gastos com pessoal, decide STF
Por CartaCapital
‘Não sou um caso isolado’: professora negra da USP questiona anulação de concurso e fala em perseguição
Por Danilo Queiroz



