CartaExpressa
Bolsonaro passa por nova intervenção após crises de soluço
O ex-presidente já tinha sido submetido a uma intervenção na segunda-feira para tentar reverter o quadro; Bolsonaro segue internado no Hospital DF Star, em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica nesta terça-feira 30, após apresentar novo quadro de soluços.
Inicialmente, a informação foi repassada pela ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, em suas redes sociais.
“Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã que não cessaram. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico”, escreveu Michelle em seu perfil nas redes sociais.
“Seguimos enfrentando dias difíceis e contamos com as orações de todos”, completou.
Pela manhã, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-SP) também usou as redes sociais para falar sobre a volta das crises de soluço do pai, depois de passar uma noite com ele no hospital.
Já no fim da tarde, um novo boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, em Brasília, confirmou o procedimento.
Segundo o documento, Bolsonaro foi submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais, para tentar reverter o quadro. Ainda de acordo com a equipe médica, o ex-presidente será submetido a uma endoscopia digestiva na quarta-feira 31 para avaliação do refluxo gastroesofágico.
Os médicos informaram ainda que o ex-presidente segue em fisioterapia respiratória, em tratamento para apneia do sono e conta com medidas preventivas para trombose.
Bolsonaro se encontra internado na unidade hospitalar desde o dia 24 de dezembro, quando foi transferido da Superintendência da Polícia Federal para o hospital para realizar uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral, feita no Dia de Natal.
O ex-presidente tinha sido submetido a um primeiro procedimento na segunda-feira 29 para tentar conter as crises de soluço. A necessidade de uma nova intervenção já estava sob análise da equipe médico que cuida do ex-presidente, segundo os boletins médicos divulgados nos últimos dias.
O bloqueio do nervo frênico é indicado em casos específicos de soluços refratários e visa reduzir temporariamente a transmissão dos impulsos nervosos ao diafragma, músculo responsável pela respiração e pelas contrações involuntárias que causam o soluço. O procedimento é feito com aplicação de anestésico, guiado por ultrassom, sem necessidade de cortes cirúrgicos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Avaliação de Lula e do governo ficam estáveis em dezembro, mostra Paraná Pesquisas
Por CartaCapital
Moraes autoriza visita de enteada de Bolsonaro no hospital
Por CartaCapital


