Mundo
Trump diz que negociações para encerrar guerra na Ucrânia estão em fase final
O presidente dos EUA evitou, porém, estabelecer um prazo para assinatura do acordo. Mais cedo, conversou por telefone com Putin e, depois, se encontrou pessoalmente com Zelensky
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo 28 que as negociações para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia estão em “fase final”.
O magnata republicano, porém, evitou estabelecer um prazo para a assinatura do tratado de cessar-fogo.
A declaração sobre o atual status das negociações foi dada ao lado de Volodymyr Zelensky, na Flórida, onde terão uma reunião presencial, e de uma conversa, por telefonema nesta manhã, com Vladimir Putin. Uma nova ligação com o russo será organizada ainda neste domingo para tratar do resultado do encontro com o ucraniano.
O norte-americano disse ainda que a Ucrânia terá ‘fortes garantias’ de segurança para encerrar o conflito. Ele não detalhou, no entanto, quais os termos deste trecho do acordo. “Haverá garantias de segurança. Serão fortes. E os países europeus estão muito envolvidos”, destacou.
Mais cedo, o Kremlin classificou o telefone entre Putin e Trump como ‘amistoso’ e pediu que a Ucrânia tivesse ‘coragem’ para pôr fim ao conflito.
(com informações de AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



