CartaExpressa

Vereador em prisão domiciliar assume prefeitura de cidade do Maranhão

A Justiça investiga uma organização criminosa com o envolvimento de políticos no município de Turilândia

Vereador em prisão domiciliar assume prefeitura de cidade do Maranhão
Vereador em prisão domiciliar assume prefeitura de cidade do Maranhão
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Turilândia, no Maranhão, José Luís Araújo Diniz (União), assumiu interinamente nesta sexta-feira 26 a prefeitura da cidade. Ele cumpre prisão domiciliar desde que foi alvo da Operação Tântalo II, que investiga uma possível organização criminosa que estaria instalada no Poder Legislativo.

O prefeito Paulo Curió (União) e a vice-prefeita Tânya Mendes (PRD) foram presos no âmbito da mesma operação, responsável também pela prisão domiciliar da vice-presidente da Câmara, a vereadora Inailce Nogueira Lopes (União), que passou a assumir interinamente a presidência da Casa.

De acordo com as investigações, a organização criminosa desvia recursos públicos de áreas como saúde e assistência social. Os suspeitos de participar do esquema teriam tirado ilegalmente mais de 56 milhões de reais dos cofres públicos. Entre eles estão empresários, servidores e vereadores, que cumprem prisão domiciliar.

Os parlamentares foram autorizados pela Justiça a só saírem de casa para participar de sessões na Câmara previamente marcadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo