Política
Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato à Presidência em 2026
Texto atribuído ao ex-presidente foi lido pelo senador na manhã de Natal, poucas horas antes do procedimento cirúrgico em Brasília
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) leu na manhã desta quinta-feira 25, dia de Natal, uma carta atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgada poucas horas antes da cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral à qual ele seria submetido em Brasília. Segundo Flávio, o texto foi escrito em 23 de dezembro, mas o ex-presidente pediu que a leitura fosse feita apenas nesta data.
Na carta, Bolsonaro afirma que tomou a decisão de indicar o filho Flávio como pré-candidato à Presidência da República em 2026. O ex-presidente afirma que, ao longo da vida pública, enfrentou “duras batalhas”, com impactos sobre sua saúde e sua família, e menciona um cenário que classifica como de injustiça. Ele diz que a indicação de Flávio ocorre com o objetivo de não permitir que a “vontade popular seja silenciada” e de preservar a representação daqueles que confiaram em seu projeto político.
Bolsonaro também descreve o filho como a continuidade de um caminho que associa à prosperidade e à defesa de valores como Deus, pátria, família e liberdade. A carta é encerrada com uma bênção religiosa e datada de 25 de dezembro de 2025, em Brasília, com a assinatura do ex-presidente.
A divulgação do texto ocorreu no mesmo dia em que Jair Bolsonaro passa por cirurgia no hospital DF Star, na capital federal, após autorização do Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente está internado sob escolta da Polícia Federal e deve permanecer hospitalizado por alguns dias para recuperação pós-operatória.
Leia a íntegra da carta:
“Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.
Jair Messias Bolsonaro”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Médico diz que Bolsonaro está ‘deprimido e ansioso’, a poucas horas de cirurgia
Por CartaCapital
Cirurgia de Bolsonaro deve durar até 4 horas; saiba todos os detalhes
Por CartaCapital



