CartaExpressa
Lula publica decreto com aumento do salário mínimo para 2026
O novo valor, de 1.621 reais, passa a vigorar em 1º de janeiro
O presidente Lula (PT) assinou o decreto que formaliza o reajuste do salário mínimo de 1.518 para 1.621 reais. O novo piso, que passa a vigorar em 1º de janeiro de 2026, consta da edição desta quarta-feira 24 do Diário Oficial da União. Leia o documento na íntegra.
Trata-se de um reajuste de 6,79%. Sob o atual governo, voltou a vigorar no País uma política de aumento real do mínimo, levando em conta a inflação dos 12 meses anteriores mais a taxa de crescimento real do PIB dos dois últimos anos.
Segundo as regras do arcabouço fiscal, o ganho real — ou seja, acima da inflação —se limita a um intervalo de 0,6% a 2,5%.
Em 2022, o mínimo era de 1.212 reais. Ele subiu para 1.320 em 2023, para 1.412 em 2024 e para 1.518 em 2025.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula faz nesta quarta seu pronunciamento de Natal em rede nacional
Por CartaCapital
Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Por Agência Brasil
Em novo aceno aos evangélicos, Lula assina decreto que reconhece música gospel como manifestação cultural
Por Wendal Carmo


