Mundo

Congresso do EUA põe fim às sanções contra a Síria

Donald Trump já havia suspendido duas vezes a aplicação das sanções

Congresso do EUA põe fim às sanções contra a Síria
Congresso do EUA põe fim às sanções contra a Síria
O presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, conversa com participantes durante um diálogo nacional - Khalil Ashawi/REUTERS
Apoie Siga-nos no

O Congresso dos Estados Unidos encerrou de forma permanente, nesta quarta-feira 17, as sanções impostas à Síria quando Bashar al Assad estava no poder, abrindo caminho para o retorno de investimentos ao País devastado pela guerra.

Donald Trump já havia suspendido duas vezes a aplicação das sanções, em resposta a pedidos da Arábia Saudita e da Turquia, aliados do novo governo liderado pelo ex-jihadista Ahmed al Sharaa, que há um ano chefiou a coalizão que derrubou Al Assad.

Sharaa havia defendido o fim dessas sanções por temer que elas desestimulassem as empresas a investir no país.

O Senado aprovou a legislação por 77 votos a 20, após aval da Câmara dos Representantes. Agora, a expectativa é que Trump a sancione.

A medida “é um passo decisivo para dar ao povo sírio uma oportunidade real de reconstrução após décadas de sofrimento inimaginável”, afirmou a senadora Jeanne Shaheen, principal democrata do Comitê de Relações Exteriores do Senado.

As sanções tinham como objetivo impedir a entrada de empresas estrangeiras para reconstruir a Síria em um momento em que parecia que Assad havia triunfado após mais de uma década de guerra civil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo