CartaExpressa
Justiça da Espanha nega novo recurso e rejeita a extradição de Oswaldo Eustáquio
O blogueiro bolsonarista é acusado, no Brasil, de ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
A Justiça espanhola negou mais um recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União que pedia a extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. A decisão não pode mais ser revista e encerra o caso na Espanha.
Eustáquio está foragido do Brasil desde abril de 2023. Em maio deste ano, a Justiça espanhola já havia negado um pedido feito pelo Brasil para extraditá-lo. Ele responde pelos crimes de ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O blogueiro é alvo de dois mandados de prisão expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal: um por envolvimento nos atos antidemocráticos e outro que o investiga sobre o uso de crianças e adolescentes para burlar restrições judiciais e atacar agentes da Polícia Federal nas redes sociais.
Em julho deste ano, o blogueiro recebeu o seu visto americano, concedido na classe “jornalista ou mídia estrangeira”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



