Política
Paraná Pesquisas: Eunício Oliveira e Eduardo Girão são os mais citados para o Senado pelo Ceará em 2026
Duas vagas na Casa Alta estarão em disputa no ano que vem
O deputado federal Eunício Oliveira (MDB) e o senador Eduardo Girão (PL) são os mais citados pelos eleitores do Ceará como opções para o Senado nas eleições de 2026. Os dados são do novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira 16.
No ano que vem, duas vagas na Casa Alta estarão em disputa e, por isso, cada eleitor dará até dois votos nas urnas. Nos testes feitos pelo instituto, os entrevistados puderam simular este cenário e escolher até duas opções nas listas apresentadas. Veja os resultados:
Cenário 1
- Eunício Oliveira – 37,3%
- Eduardo Girão – 28,8%
- José Guimarães – 24,3%
- Júnior Mano – 17,2%
- Alcides Fernandes – 15,9%
- Chiquinho Feitosa – 13,3%
- Não sabe/Não opinou – 6,7%
- Nenhum/Branco/Nulo – 13,5%
Cenário 2
- Eunício Oliveira – 42,3%
- Eduardo Girão – 33,6%
- Júnior Mano – 26,3%
- Alcides Fernandes – 20,8%
- Não sabe/Não opinou – 7,7%
- Nenhum/Branco/Nulo – 17,3%
No levantamento, foram entrevistados 1.508 eleitores entre os dias 12 e 15 de dezembro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pesquisa testa Ciro, Elmano e Camilo Santana na disputa pelo governo do Ceará
Por CartaCapital
Pesquisa monitora a disputa pelo Senado por Ceará; veja os resultados
Por CartaCapital



