Política
A justificativa de Zambelli para renunciar ao seu mandato
Na quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes anulou uma manobra da Câmara que tentava salvar a bolsonarista
Os advogados da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) divulgaram, neste domingo 14, uma carta aberta em que a parlamentar justifica sua decisão de renunciar ao seu mandato na Câmara dos Deputados. Zambelli, que está presa na Itália, era alvo uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que previa a perda do cargo.
Na quinta-feira 11, o ministro anulou uma manobra da Câmara que tentava salvar a bolsonarista e determinou que o suplente fosse convocado. A decisão de Moraes foi confirmada por unanimidade pela Primeira Turma.
Segundo Zambelli, sua renúncia não acontece por “medo” ou “fraqueza”. “Comunico, de forma pública e solene, minha renúncia para denunciar que um mandato legitimado por quase um milhão de votos foi interrompido apesar do reconhecimento formal, por esta Casa, da inexistência de provas para sua cassação”, disse.
Na carta, a parlamentar negou se tratar de uma ‘rendição’. “É um marco de resistência. É a afirmação de que mandatos passam, mas princípios são inegociáveis A democracia não se resume ao dia da eleição, mas se sustenta no respeito às instituições, ao devido processo legal e à soberania da representação popular”, disse.
Zambelli está presa na Itália após ter fugido do Brasil. A deputada foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado por tentar invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça e atualmente aguarda decisão da justiça italiana sobre a sua extradição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Carla Zambelli renuncia ao mandato; Motta convoca suplente
Por CartaCapital
Tentativa da Câmara de salvar mandato de Zambelli foi ‘surpreendente e inusitada’, diz Dino
Por CartaCapital


